30 de junho de 2007



Quem seria eu se não fosses tu?

29 de junho de 2007

pintura de Jorge Humberto


Aquele
que beija a alegria
enquanto paira,
lega um eterno pôr-do-sol.

Bernini
ao receber o Oscar de melhor filme
"A Vida é Bela", Março 1999

28 de junho de 2007



O riso é a distância
mais curta
entre duas pessoas.

Anónimo
in Noticiário
Junho 2006

27 de junho de 2007

fotografia de Gérard Castello Lopes


E ninguém repara
que não trago os olhos de ontem.

José Gomes Ferreira
Julho 2002

26 de junho de 2007

"Fabula rasa" pintura de Piero Dorazzio


Nos teus olhos altamente perigosos
vigora ainda
o mais rigoroso amor.

Alexandre O'Neill
in autocarros da CARRIS
Janeiro 2002



Este postal foi um grande desafio. Às vezes é dificil encontrar uma imagem ou fotografia que ilustre uma frase. Quando se trata de "olhar", a dificuldade é maior. Em que papel, em que fotografia se pode bordar um olhar " onde vigora o mais rigoroso amor"?

25 de junho de 2007

pintura de Zao Wou-Ki


E de novo acredito que nada do que é importante se perde verdadeiramente.
Apenas nos iludimos, julgando ser donos das coisas, dos instantes e dos outros.
Comigo caminham todos os mortos que amei, todos os amigos que se afastaram, todos os dias felizes que se apagaram.
Não perdi nada, apenas a ilusão de que tudo podia ser meu para sempre.

Miguel Sousa Tavares
Setembro 2005

24 de junho de 2007

pintura de Alexandre Bastos


A menina não se esqueça de que os homens são muito básicos.
São básicos mesmo.
Por isso é que eu gosto tanto de ser lésbico.

António Alçada Baptista

23 de junho de 2007

fotografia de Alessandra Meniconzi Vale de Yuchung Zanskar


e tu dentro de mim
vais descobrindo vales.

Maria Teresa Horta

22 de junho de 2007



Não espere de mim
Nada mais que a paixão.
Não espere nada de mais do meu coração.

Que bate, rebate e grita
Gane, chora e se agita
Sambando nas cordas bambas
De uma viola vadia, vadia.

Não espere encontrar numa canção
Nada além de um sonho,
Nada além de uma ilusão.
Talvez quem sabe
A verdade

A infinita vontade
De arrancar
De dentro da noite
A barra clara do dia.

Edberto Gismonti
Junho 1980

21 de junho de 2007




como o Verão
subitamente
se faz água no meu peito
e a noite se faz barco
e minha mão marinheiro.

Eugénio de Andrade
Maio 1979

20 de junho de 2007



Antes teor que teorema
vê lá se além de poeta
és tu poema.

Agostinho da Silva

19 de junho de 2007



Dança e respira,
respira e dança a vida.

António Ramos Rosa

18 de junho de 2007



Canção de Júbilo

O meu amado maneja o seu sexo
como um beija-flor
equilibrado na delicada orla.

Que prazer ser uma planta de mel
e abrir-me.

Lenore Kandel
Fevereiro 1981

17 de junho de 2007

pintura de Alexandre Bastos


Saber-te rainha nas árvores da noite.

António Maria Lisboa

16 de junho de 2007



Para que lado se há-de virar o girassol quando cercado por milhares de sóis?

Provérbio Zen
Julho 2002

uma pausa para denunciar uma injustiça

Luísa Maria Lobão da Veiga Moniz, professora do quadro de Escola da escola Luiza Neto Jorge do Agrupamento de escolas Damião de Góis, encontra-se sem trabalhar desde o dia 30 de Outubro de 2006 devido a comportamentos de abuso de poder e prepotência por parte da Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento, com total cobertura por parte da DREL, silêncio do Gabinete da Ministra de Educação e falta de eficácia da Inspecção Geral de Educação (IGE).
A professora tem sido alvo de discriminação laboral pelo facto de ter estado gravemente doente a partir de Novembro de 2005 o que a levou a submeter-se a uma cirurgia de risco em Janeiro de 2006, a qual foi coroada de êxito. Após a operação entrou num período de recuperação o que a obrigou a faltar à Escola da qual é coordenadora eleita, (a última vez, por unanimidade, no ano lectivo 2005/06 por um período de três anos).
Apresentou-se ao serviço no dia 1 de Setembro de 2006, ainda um pouco fraca fisicamente, mas com imensa vontade de trabalhar na “sua” escola.
A professora está nesta escola desde 1986, sendo eleita directora a partir de 1996/7, porque assim o entendia ao candidatar-se e porque o corpo docente e não docente lhe reconhecia capacidades para bem gerir a escola em nome do sucesso de todos os alunos e porque cargos desta natureza nunca ninguém os quer porque requerem muito trabalho, estudo, empenho e responsabilidade. Capacidades essas reconhecidas por escrito a 25 de Setembro de 2006 pela Presidente do Conselho Executivo, Dr.ª Teresa Pedro.
A professora cumpriu com todas as suas obrigações e tarefas até ao dia 21 de Setembro de 2006. Comunicou à Drª Teresa Pedro que ia ao médico e que precisava de uns dias para descansar uma vez que o ano lectivo já estava a decorrer com normalidade e ela se sentia um pouco cansada, como seria natural com qualquer coordenadora nas mesmas circunstâncias.
É de referir que a professora, quando soube que estava doente (Novembro de 2005), não só comunicou ao corpo docente e não docente da sua escola a sua situação relativamente à sua saúde como informou as escolas com quem trabalhava e o Conselho Executivo do Agrupamento. Em todos os casos fê-lo pessoalmente e da parte de todos recebeu afecto, carinho e esperança no tratamento. A professora entendeu comunicar pessoalmente, porque exercia um cargo que não se compadecia com uma ausência sem explicação, revelando ética profissional e lealdade com quem trabalhava.
No dia 21 de Setembro entregou o atestado médico à Drª Teresa Pedro que lhe disse que enquanto ela estivesse de atestado um professor da escola, Manuel Bento, serviria de elo de ligação entre esta e o agrupamento. Acontece, porém, que à hora do jantar a Drª Teresa Pedro fez um telefonema para a professora Luísa Moniz para lhe comunicar que tinha sido substituída por um ano inteiro por esse professor. Mais tarde veio a saber que também o professor Manuel Bento assim o quis e o impôs, tento embora a obrigação de saber da ilegalidade que presidia a toda esta actuação. Apesar de precisar de descansar a professora Luísa Moniz dirigiu uma carta ao Director Regional de Educação de Lisboa, solicitando que averiguasse o que se passava, pois foi eleita e não nomeada tratando-se, assim, de uma ilegalidade.
A senhora Directora do Gabinete dos Recursos Humanos enviou, após encontro com a professora Luísa Moniz, um ofício repondo a legalidade sem no entanto chamar à responsabilidade os autores do acto ilegal.
Quando a professora Luísa Moniz se apresenta novamente na escola para trabalhar a 27 de Outubro pediu ao corpo docente para ir às13 horas à sala dos professores pois gostava de os ver e para dizer que já se encontrava ao serviço. Como é evidente, esta ida à sala dos professores não foi nem uma reunião nem teve carácter obrigatório, iria quem quisesse, e foram todos com excepção de duas professoras.
Nesse mesmo dia convocou, por escrito e com 48 horas de antecedência como a lei prevê, para o dia 31 de Outubro pela 18h 30m uma reunião extraordinária para todo o corpo docente e não docente da escola que tinha como ponto único o esclarecimento da substituição da coordenadora rectificada pela DREL. Um elemento do C. E. representante do 1º ciclo que se encontrava na escola, a professora Elza Morais, levou uma cópia da convocatória para a Drª Teresa Pedro. Dia 27 foi uma sexta feira e o dia escolar decorreu com normalidade. Na segunda feira dia 30 de Outubro estava a professora Luísa Moniz no pleno exercício das suas funções quando recebeu em mão um ofício a comunicar que tinha sido pedida pela Drª Teresa Pedro uma Junta Médica psiquiátrica e que a professora Luísa Moniz estava impedida de se apresentar em qualquer escola do Agrupamento.
A reunião então convocada para o dia 31 foi desconvocada pela presidente do C. Executivo Drª Teresa Pedro.
Não se conformando questionou a Drª Teresa Pedro porque motivo tinha tomado esta decisão, a resposta foi que tinha sido pressionada pelo Gabinete de Autonomia que depende dos Recursos Humanos. Ora esta Junta Médica (artº 39 do Dec. Lei 100/99) só pode ser pedida quando o funcionário apresenta perturbações psíquicas que impedem o normal funcionamento do local de trabalho.
A professora de imediato pede que lhe seja facultado o despacho que a Drª Teresa Pedro teria feito para solicitar a J. Médica ao abrigo do artº 39 do Dec. Lei 100/99 já que este também obriga a que os factos sejam fundamentados de forma clara e precisa.
Estamos em Novembro e a dita fundamentação só foi mandada em Dezembro de 2006.
Toda esta fundamentação em nada corresponde aos requisitos do artº39, e toda ela foi feita com base em informações dadas pelo menos pela professora que não compareceu na sala das reuniões, Fátima Lopes e pela professora Teresa Valadas. Ambas foram testemunhas da Drª Teresa Pedro no Tribunal Administrativo.
Mais uma vez não se conformando com este abuso de poder, prepotência, má fé e falta de lealdade a professora Luísa Moniz, através do seu advogado, submeteu o caso, ao Tribunal Administrativo solicitando uma Providência Cautelar a qual foi concedia antes da J. Médica (12 de Janeiro 2007) e ficou a aguardar decisão do tribunal que em Maio suspende a P. Cautelar e neste momento nova J. Médica está marcada para 29 de Junho. Aguarda-se ainda o julgamento da Causa Principal.
A DREL disponibilizou uma jurista, Drª Manuela Faria, para defender a Drª Teresa Pedro, o que a lei geral não permite, no entanto, esta designação foi feita pelo Director Regional de Lisboa e reiterada pelo Secretário de Estado, Dr. Valter Lemos.
Convém referir que a professora Luísa Moniz recorreu e solicitou averiguação deste processo pedindo um recurso hierárquico à DREL, comunicando o sucedido ao Gabinete da Ministra e à Inspecção Geral de Educação. Da DREL e do Gabinete da Ministra nunca obteve resposta apenas a IGE lhe mandou um ofício comunicando que tinha remetido o caso para a DREL.
Mais uma vez inconformada com esta situação de abuso de poder, anuência da DREL, silêncio do Gabinete da Ministra, e ineficácia da IGE decidiu tornar público este caso, pois entende que não se podem silenciar situações como esta. Vivemos em democracia e não num estado de autoritarismo, e se o vivemos temos que lutar pelos nossos direitos cumprindo com os nossos deveres.
O tempo passa, a justiça fica por repor e a difamação e atentado à dignidade pessoal e profissional da professora Luísa Moniz continuam impunemente perante o silêncio de quem de direito!!!
Para além do abuso de poder estamos também perante um caso de total falta de sentimentos por parte destas “senhoras professoras”. Quem exclui de forma tão fria alguém que esteve doente e que o comunicou porque acreditava nos colegas não tem perfil para exercer cargos de chefia nem ser professor. Acresce a tudo isto que a professora Fátima Lopes não satisfeita ainda com as mentiras e difamações teve a ousadia, movida por uma total falta de sensibilidade e reconhecimento dos mais básicos valores humanos, teve a ousadia de imitar, no corredor de escola, a fragilidade física da professora Luísa Moniz, nas costas desta.
É esta a professora que a Presidente do Conselho Executivo, Drª Teresa Pedro e a Vice-Presidente, professora Elza Morais, querem como coordenadora desta escola? São estes alguns dos professores que têm direito à categoria de professor titular! São estes procedimentos que estão a ser silenciados, pois ninguém ouve a professora Luísa Moniz alvo desta discriminação laboral, adivinhando-se os motivos pouco sérios desta prepotência…

Inteiramente solidária com a Professora Luísa Moniz.


Enquanto formos capazes de nos indignar e comover, tenho a certeza de que resistiremos.
A. Lobo Antunes

15 de junho de 2007

"Serpente" de Piero Dorazzio


La joie annonce toujours que la vie réussi, qu'elle a gagné du terrain, qu'elle a remporté une victoire: toute grande joie a un accent triomphal.(...) partout où il y a joie, il y a création. Plus riche est la création, plus profonde est la joie.


Henri Bergson

in prefácio do catálogo de Piero Dorazzio
Fevereiro 1998


Pela primeira vez dei um erro de ortografia.
Errata: annonce em vez de announce.
Acho que não tenho perdão.

14 de junho de 2007


Sou uma salada mal-feita entre o sonho e a realidade, entre medo e vontade.
Acredito na energia e no movimento, num crescimento contínuo perturbado por uma dúvida constante.
Acredito no amor de partilhar e rir baixinho das experiências da experiência que é a vida, e gosto de olhar no fundo dos olhos dos outros e de achar que conseguimos mudar qualquer coisa e perceber melhor o real, numa adaptação constante deste absurdo. De regras enormes, estradas que não quero seguir e que existem por todos os lados, procuro a minha, sei que existe, porque às vezes nas aulas de teatro estamos lá em dias quentinhos rodeados de olhos conhecidos.

Rita Wengorovius
in "Será que se ensina a sonhar?"
Dezembro 2005

13 de junho de 2007



Um músico ou um compositor?
Beethoven, sempre. Particularmente numa altura em que vivia em Oeiras.
As bichas eram interminaveis, hoje são piores, e eu trazia os meus cartuchos beethovianos para me porem bem disposto.
Era tão esmagador viajar ao som da 5ª que não dava para me chatear nada (risos).
Fazia parte do meu ritual matinal: pequeno almoço, bica e Beethoven.

António, cartoonista
in DNA, Abril 2000

Beethoven por ele próprio acerca da sua música:
Partindo do coração, deve atingir o coração.

"Festa da Música"
CCB, Abril 2005

Sim, eu sei que não é a 5ª.

12 de junho de 2007



Sou muito económico - aproveito muito bem o tempo.

Júlio Resende
in DNA 1999


O tempo é o que se faz com ele.

Publicidade da Swacht
Dezembro 1997

11 de junho de 2007



The one who never
climbed to the Great Wall
is not a real one.

Mao Tsé Tung
Julho 1996

10 de junho de 2007



Mais importante que andar é descalçar os sapatos.

Estação de Metro, Cais do Sodré

9 de junho de 2007

"Nomades" de Christine Barres


Caminante no hay camino
se hace camino al andar.

Antonio Machado
Setembro 1980

8 de junho de 2007



Mandela percorreu uma longa estrada e encontra-se agora no cimo da montanha.
Um viajante sentar-se-ia para admirar a vista, mas o homem de desígnio sabe que para lá deste monte há outro monte e outro monte ainda. Esta viagem nunca termina.
E enquanto ele contempla a próxima montanha, eu estendo a minha mão a Mandela em amizade e cooperação.

Frederik de Klerk
na tomada de posse de Mandela
Maio 94


Foi o postal mais difícil de fazer. Acompanhou-me desde o primeiro dia mas não encontrava nenhuma imagem de montanha africana. Cheguei a ir a agências de viagens dizendo que queria ir ao Quelimanjaro. Sim, eu ainda não sei "mexer" no Google. Sim, eu não sei desenhar mas teve de ser.

7 de junho de 2007



Não há caminho para a Paz.
A Paz é o caminho.

Gandhi
Janeiro 2007

A paz não é apenas a ausência da guerra. É também um estado de espírito. A paz duradoura só pode acontecer a pessoas pacíficas.

Iawaharlal Nehru
in Público, Junho 2007

6 de junho de 2007

"La joie de vivre" de Pablo Picasso


O importante é viver.
Tudo o mais é uma forma elegante de perder tempo.

Jacques Brell
Dezembro 2005

5 de junho de 2007

"La guitarre" de Henri Matisse


Só consigo cantar se gosto de me ouvir.
Mas quando gosto muito, comovo-me.
Choro quando as palavras me tocam fundo, nalguma coisa que me doi.

Quando me emociono, quando canto de um modo tão intenso que chego a chorar, não tem nada a ver com o público ou com o meu estado de espírito, não tem a ver com estar apaixonada ou não.

Nem sei como chamar a isto.
Talvez eu não seja criadora mas quando canto, estou a inventar.

Amália Rodrigues
in Público, Outubro 1999

4 de junho de 2007



O meu trabalho consiste em concretizar um som
que está na imaginação de um compositor.

Miguel Ralha
in Expresso, Janeiro 2007

3 de junho de 2007



As principais capitais aprendi eu no liceu
os retratos de reis em tronos de ouro e marfim
mas ninguém me ensinou a nadar
no rio que nasce dentro de mim.

Jorge Palma


A maior parte das vezes faço os postais sem ter as frases ao pé de mim. O resultado é trocar as palavras. Neste caso até nem ficou mal.

2 de junho de 2007



Quando era novita, um amigo meu dizia-me:
- Vejo-a sempre a agarrar a vida como quem morde uma maçã.

Maria de Lurdes Pintasilgo
in Expresso, Dezembro 1985

1 de junho de 2007

"Espiègles" de Christine Barres


Aqui não há raças, nem religiões, nem ideologias, nem meninos menos capazes.
São todos alunos do "O Lar da Criança".
Bertinha


O meu trabalho é fazer gente crescer .
Susana Ralha


Educar é ajudar alguém a tomar conta de si próprio.
José de Almada Negreiros