27 de janeiro de 2008

"rodopio" de Inês Campos


Há dois anos caí de para-quedas no festival Andanças em S.Pedro do Sul, de danças de todo o mundo.Entre dias descalços e noites de música, as danças que mais me tiraram o sono foram as tradicionais europeias. Mais tarde, já em Lisboa, decidi ter aulas, ao mesmo tempo que descobri existirem pequenos encontros destas danças quase quinzenalmente na capital, em teatros ou na rua. E começou o fascínio.
Entre saias que rodam e olhares que se cruzam desprevenidamente, aos poucos fui descobrindo a simplicidade com que nos podemos entregar ao que não conhecemos. Aos poucos fui descobrindo a alegria de uma chappeloise e o êxtase de um círculo, danças que nos fazem trocar de par e oferecer o que não somos a quem nos vê pela primeira vez. E segunda, e terceira e quarta. Aos poucos fui descobrindo o desenrascar em gargalhadas de uma scotish, dança de pares que nunca trocam. Aos poucos fui descobrindo, o jogo de sedução que é uma burrée, onde sem nunca tocarmos no nosso par, o perseguimos e o fazemos perseguir-nos, com voltas e fingimentos e sorrisos. Mas sobretudo com os olhos. Quando os olhos sorriem só por si, ou fitam, ou fixam, numa burrée nem é preciso fazermos sorrir a cara. É como se os olhos comandassem o nosso corpo, e o corpo de quem dança connosco. Somos comandados também, claro que somos e gostamos.
Porém a dança que mais prazer me deu descobrir (ou talvez desvendar) foi a mazurka. É uma dança a pares, o homem conduz a mulher. Entre a subtileza de um "up" e a naturalidade de voltas leves, entregamos tudo por uma música e inconscientemente fazemos os olhos fechar, e acordar só no fim.
Gosto sobretudo do encanto de todas as cores em que nos transformamos while dancing. Transformamo-nos? Acho que sim. Não. Não sei se. Afinal, pela música de Manuela Azevedo dos Clã "dançar é apenas um modo mais intenso de existir, é sentir o tempo do mundo, e deixar-se ir...".

Deixo-me ir. No fim, abro os olhos e inclino-me ligeiramente. Agradeço.

Joana Félix
in" Comtextos"
Abril 2007

6 comentários:

Anónimo disse...

que bonito, minha meiguice.
(vamos fazer mais coisas juntas?)

Anónimo disse...

então fica já agendada uma burrée ou uma chapelloise para o próximo andanças, ok comadre?

rosário disse...

É quando quiseres!
Manda-me as tuas belíssimas imagens e de certeza que farei qualquer coisa.
As outras estão à espera do teu OK para eu começar.
Um beijo
rosário

rosário disse...

Sabes que tenho qualquer coisa em relação à burrée que para a dançar em público terei de ter aulas extras e às escuras para ninguém ver a figura que faço.
Em relação às chapalloises e circulos e valsas e todo o resto, estarei no palco a tua espera.
Tua comadre,
rosário

rosário disse...

Só agora percebi que o primeiro comentário é para a autora do texto.
Contudo não retiro uma linha do que escrevi.
rosário

Anónimo disse...

Tudo o que seja contrariar a solidão do computador, a frieza do toque no teclado ou o olhar glacial que se troca com o écran, tudo, mas tudo, é de aplaudir. Mas esta parece-me ser a forma mais fantástica, mais completa e a descrição da Joana faz querer ir, a correr, aprender aquela magia! Obrigada, Joana, um beijinho, manela.