1 de janeiro de 2008

Dia Mundial da Paz?

desenho de um menino sudanês de oito anos


Este desenho foi feito por um menino que tinha 8 anos quando a sua aldeia no Darfur foi atacada por tropas governamentais sudanesas e pela milícia pró-governamental Janjawid. O desenho mostra os militares a cavalo a disparar rajadas de metralhadoras sobre os aldeões, que resistem com arcos e setas e lanças. A raiz étnica da violência é visível na cor da pele: mais clara nos militares, mais escura nos atacados. Hoje, o rapaz que fez este desenho tem 12 anos e vive num campo de refugiados no Chade. Este é um dos desenhos que o Tribunal Penal Internacional de Haia aceitou como prova contra um ministro sudanês e um líder da milícia Janjawid, indiciados em crimes de guerra e contra a humanidade, mas que ainda não foram presos. Os desenhos contradizem a versão governamental dos acontecimentos e provam a implicação das tropas sudanesas. O conflito no Darfur já causou 300 mil mortos e 2,5 de deslocados.

in Público
Novembro 2007

2 comentários:

Maria disse...

Hoje amanheci com uma vontade imensa daquele cheiro quase hipnótico das flores do campo. É um cheiro que associo a estados felizes.
A ti, minha amiga, e a todos quantos por aqui passam, desejo um excelente ano de 2008, com muita alegria, saúde e esperança.

Um beijo
Maria

rosário disse...

É bom começar o ano com a tua visita.